Resumo:
O referido trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção de docentes das
áreas de Matemática e suas tecnologias sobre Metodologias Ativas e seus usos no ensino
remoto. Metodologias ativas (MA) são formas de abordagens de ensino que tem como
objetivo envolver os estudantes no processo de aprendizagem, diferentemente do ensino
tradicional, que tem como fonte principal as informações passadas pelo professor. Para a
realização desta pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa onde, a partir das respostas
de docentes disponibilizadas no Google Forms buscamos: i) identificar se os docentes
sabem o que são MA e se fizeram uso das MA durante o ensino remoto; ii) observar se os
docentes indicam ser conhecedores do significado de estratégias, ferramentas, métodos,
metodologias e abordagens de ensino; iii) conhecer as principais dificuldades/desafios
enfrentados pelos docentes que fizeram uso das MA no ensino remoto; iv) saber se os
docentes continuam aplicando MA no ensino presencial e o porquê. Identificamos que
apesar da maioria dos docentes indicarem o uso de meios ativos durante o ensino remoto,
poucos exibem maior grau de conhecimento a respeito das MA. A maioria demonstrou
certa confusão ao relatar sobre seus usos contudo, gostariam de conhecer mais sobre as
MA para poderem levá - las às salas de aula de forma presencial, um indicativo de que
formações continuadas sobre a temática seriam pertinentes.
Descrição:
PIRES, Anne Carolline Patrício. Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.