UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Anne Sueny da Silva
dc.date.accessioned 2024-05-13T13:20:15Z
dc.date.available 2024-05-13T13:20:15Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423
dc.description RODRIGUES, A. S. S. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O processo de alfabetização tem sido um desafio histórico no Brasil, marcado por diversos fatores que podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Essas dificuldades podem ser influenciadas por fatores biológicos, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que afetam a aquisição da leitura e da escrita. Além disso, fatores políticos, sociais, históricos e culturais também desempenham um papel significativo nesse contexto. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização, a partir de uma revisão sistemática. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de revisão sistemática da literatura em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022 no Portal Periódico Capes. Ademais, algumas considerações teóricas são tecidas a partir das ideias de autores como Vygotsky (teorias da aprendizagem), Magda Soares, Ana Teberosky e Paulo Freire (Alfabetização, letramento e escrita). Os principais resultados apontam que a aprendizagem é de fundamental importância para o desenvolvimento humano e para a construção do conhecimento. No presente estudo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem são abordados numa perspectiva histórico cultural, por entender que a realidade material e histórica são fatores importantes na dialética sujeito-sociedade, e que tais aspectos devem ser levados em consideração no contexto escolar. Ao término da tessitura deste escrito, elucidamos os seguintes resultados encontrados, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita são temas complexos influenciados por uma multiplicidade de fatores, deste práticas pedagógicas, questões familiares, até políticas educacionais e de formação de professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta