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O processo de alfabetização tem sido um desafio histórico no Brasil, marcado por
diversos fatores que podem contribuir para o surgimento de dificuldades de
aprendizagem da leitura e da escrita. Essas dificuldades podem ser influenciadas
por fatores biológicos, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que
afetam a aquisição da leitura e da escrita. Além disso, fatores políticos, sociais,
históricos e culturais também desempenham um papel significativo nesse contexto.
Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre as dificuldades de
aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização, a partir de uma
revisão sistemática. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de
revisão sistemática da literatura em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022 no
Portal Periódico Capes. Ademais, algumas considerações teóricas são tecidas a
partir das ideias de autores como Vygotsky (teorias da aprendizagem), Magda
Soares, Ana Teberosky e Paulo Freire (Alfabetização, letramento e escrita). Os
principais resultados apontam que a aprendizagem é de fundamental importância
para o desenvolvimento humano e para a construção do conhecimento. No presente
estudo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem são abordados numa
perspectiva histórico cultural, por entender que a realidade material e histórica são
fatores importantes na dialética sujeito-sociedade, e que tais aspectos devem ser
levados em consideração no contexto escolar. Ao término da tessitura deste escrito,
elucidamos os seguintes resultados encontrados, dificuldades de aprendizagem da
leitura e da escrita são temas complexos influenciados por uma multiplicidade de
fatores, deste práticas pedagógicas, questões familiares, até políticas educacionais
e de formação de professores. |
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