Resumo:
Esse trabalho tem o objetivo de analisar o uso do livro didático (LD) de história utilizado em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juazeirinho/PB. Tendo como objetivos específicos: conhecer algumas propostas de atividades presentes no LD e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do LD de história. O estudo é de natureza qualitativa. Para coleta de dados utilizamos uma entrevista estruturada com uma professora da rede municipal. Para isso, fundamentamos o trabalho em teóricos como Bairro (2009); Scheffer (2007); Zucchi (2012), Corrêa (2000); Bittencourt (1993), Corre (2000), Miranda (2004), Chaves (2019), Timbó (2009), entre outros e, em documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e Projeto Político Pedagógico da Escola ECI (2022). Assim o presente estudo objetiva conhecer as propostas de atividades presentes no livro e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do livro didático de história. Os resultados dessa pesquisa mostram que o livro didático de história ajuda a nortear o planejamento do educador com sugestões a respeito das sequências didáticas e planos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos sendo um apoio que evita lacunas no conteúdo proporcionando mais liberdade ao professor para criação de novas estratégias e inovações do ensino.
Descrição:
RODRIGUES, E. A. A. E. Uso do livro didático de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2023.