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Este trabalho discute a representação da mulher negra na sociedade brasileira através da literatura afro-brasileira de escritora negra. Assim, buscamos desconstruir, a partir de nossa reflexão sobre o preconceito e discriminação, a visão que ainda existe em relação a este segmento étnico e de gênero. Nossa proposta é enfatizar a afirmação da mulher negra e sua importância na formação histórica a partir do ensino da história e cultura afro-brasileira. Temos como objetivo, portanto, discutir o lugar e representação da mulher negra na escrita literária e a dimensão educativa de ensino de história e cultura Afro-brasileira na educação escolar. Tomamos como referência os estudos versados por Chartier (1985), Pesavento (2008), Conceição Evaristo (2017), Moreira e Candau (2010). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, bibliográfica e documental; a fonte utilizada para este trabalho foi a literatura, tendo como aporte a obra “Becos da memória” de Conceição Evaristo. Consideramos que a escrita de mulheres negras têm o papel de educar principalmente na educação básica, sendo assim, a articulação entre a história e a literatura no campo educacional mostra possibilidades de se trabalhar a interdisciplinaridade, mas aponta também que a literatura tem a possibilidade de ensinar história e a cultura afro-brasileira conforme a Lei 10.639/2003 de uma maneira dialógica e crítica, mostrando que as narrativas de mulheres negras no Brasil, a partir da literatura, apresenta os lugares de luta e de conquistas. O estudo e a pesquisa realizados nos permitiram perceber que a fonte literária enriquece o diálogo com a história, permitindo-nos desenvolver ações educativas a partir da obra
de Conceição Evaristo e ampliando nossa compreensão das questões históricas e sociais as quais moldam a experiência das pessoas negras. |
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