Resumo:
As dificuldades da aprendizagem em Física têm sido um problema constante nas salas de aula
devido ao grande número de alunos e a diferença de cultura e socialização de cada um deles.
Tal assunto tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, os quais mostram que a
metodologia tradicional não atende a todas as necessidades dos estudantes; sendo assim, surgem
novas metodologias, como recursos metodológicos com objetivo ajudar os alunos em suas
dificuldades e mostrar-lhes que a Física é uma ciência a qual caminha conosco diariamente.
Motivar o aluno em sala de aula é, atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelos
professores de Física no ensino médio, pois o ensino de Física não temacompanhado os avanços
tecnológicos ocorridos nas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da
realidade dos alunos. Neste cenário, experimentos de baixo custo constituem uma das
alternativas na construção de uma ponte entre o conteúdo ministrado em sala de aula e o
cotidiano dos alunos. Este trabalho tem como objetivo utilizar materiais de baixo custo nas
aulas de Ótica Geometrica, como ferramenta para o professor estimular e dirigir o processo
ensino- aprendizagem. Medidas simples de rotação óptica podem ser sensivelmente melhoradas
sem o uso de quaisquer equipamentos caros.
Descrição:
SILVA, M. V. Experimentos de baixo custo envolvendo os princípios básicos da ótica geométrica. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.