Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do cordel como estratégia motivacional ao ensino-aprendizagem nas aulas de Física no ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor João Noberto na cidade de Santa Teresinha - PB. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e através dos dados obtidos nesse estudo observou-se que é satisfatório o uso dessa abordagem. Devido ao período pandêmico imposto pelo afastamento social da Covid-19, o meio utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionários através das plataformas digitais, bem como para a realização de aulas síncronas. Com os resultados obtidos, pôde-se perceber que essa abordagem aumentou o interesse dos alunos pela aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante as aulas de Física e melhorou a comunicação e interação entre professora-aluno. Considerando a importância de estratégias motivacionais ao processo de ensino-aprendizagem, essa pesquisa, proporcionou possibilidades e dados relevantes para que surjam novos trabalhos nesta temática.
Descrição:
OLIVEIRA, A. P. S. O uso do cordel como uma abordagem motivacional para o ensino de Física. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.