Resumo:
Este artigo mostra a importância de se estudar Educação Ambiental proporcionando ampliar as possibilidades de preservar e construir uma nova consciência ambiental sobre o meio ambiente a partir da escola, ou seja, planejando o meio ambiente a partir de onde vive, em especifico no contexto rural. Desse modo buscou-se tecer saberes relacionados à análise da Educação Ambiental como práticas educativas planejadas onde todos participem ou exerça sua cidadania de forma consciente. Dessa forma a pesquisa foi realizada com os alunos da Escola Estadual Fábio Mariz Maia, situada no Distrito de Coronel Maia, zona rural de Catolé do Rocha-PB, distante a 22 km da sede do referido município. O objetivo foi reconhecer, explicar, incentivar e sensibilizar os alunos e a comunidade a conhecer a importância da educação ambiental para as mudanças de comportamentos, para melhorar o ambiente onde vivem; Desenvolver oficinas didático-pedagógicas, com tema da educação ambiental para as crianças do 6º ano; Aplicar um questionário com a comunidade para conhecer como cuidam do ambiente onde vivem. O método de coleta de dados que se utilizou foi: oficinas pedagógicas, questionários e entrevistas semi-abertas. A pesquisa identificou a situação da comunidade Lagoa, como o aluno e a comunidade entendem o que é o meio ambiente.
Descrição:
GOMES, Marta Sibéria de Sousa Costa. Educação ambiental relato de uma prática pedagógica. 2011. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.