Resumo:
As redes sociais podem desempenhar um papel relevante na educação de jovens e adultos, oferecendo uma plataforma interativa e dinâmica para explorar conceitos geográficos e promover a participação ativa dos alunos em vários assuntos de Geografia. O presente trabalho tem como objetivo compreender a utilização da rede social digital Instagram no processo de ensino-aprendizagem da Geografia Urbana com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do V CICLO (1º e 2º ano) da rede estadual da Paraíba, na cidade de Cubati-PB. Este trabalho é classificado como um estudo descritivo e qualitativo, utilizando uma metodologia exploratória. Onde, foi usando como referência autores que abordam assuntos sobre o estágio supervisionado, o ensino de geografia, e o uso do Instagram na EJA. Como resultado, observou-se que a utilização da rede social Instagram no ensino de geografia pode ser uma estratégia de ensino inovadora para todos os tipos de ensino, podendo auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e dos professores. Portanto, é considerado que, o uso do Instagram no ensino de geografia urbana mostrou-se uma estratégia eficiente para engajar os estudantes, estimular sua participação ativa e promover um aprendizado mais significativo e espera-se que os resultados obtidos com esta pesquisa possam inspirar outros professores e futuros educadores a explorarem novas abordagens pedagógicas, integrando as redes sociais e a tecnologia de forma criativa e adequada aos objetivos de ensino.
Descrição:
SOUZA, V. S.. A cidade e o urbano na Educação de Jovens e Adultos em Cubaati-PB: o instagram no ensino da geografia para o ciclo V (1º e 2º ano). 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.