UEPB - Repositório Digital

O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Lídia Santos do Nascimento
dc.date.accessioned 2024-06-10T17:49:20Z
dc.date.available 2024-06-10T17:49:20Z
dc.date.issued 2023-05-30
dc.identifier.other CDD 020.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727
dc.description GOMES, L. S. do N. O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionadas ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros acadêmicos pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject Arquivologia pt_BR
dc.title O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta