dc.contributor.author |
Gomes, Lídia Santos do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T17:49:20Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10T17:49:20Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 020.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727 |
|
dc.description |
GOMES, L. S. do N. O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionadas ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Arquivologia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |