Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem complexa do neurodesenvolvimento estabelecido como uma síndrome comportamental. Diante da crescente no número de casos dos últimos anos, em virtude de uma maior conscientização sobre o diagnóstico, o presente estudo objetiva avaliar o nível de conhecimento dos alunos de graduação em Odontologia de uma universidade pública no interior do nordeste acerca do manejo odontológico de pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, descritivo e analítico. A população desta pesquisa foi composta pelos estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, campus VIII, situado na cidade de Araruna/PB. Foram utilizados dois instrumentos autoaplicáveis com os participantes por meio da aplicação de um questionário estruturado. O primeiro correspondia às características sociodemográficas dos sujeitos da pesquisa e o segundo referia-se às questões da avaliação do conhecimento sobre o tema. Para a análise estatística, inicialmente, foram calculadas as frequências absolutas e relativas de todas as variáveis estudadas para caracterizar a amostra. O nível de conhecimento dos estudantes sobre a temática em questão foi calculado a partir das médias de acertos das questões presentes no questionário aplicado. Foi adotado o nível de significância de 5% e os dados foram analisados com o auxílio do software estatístico SPSS, versão 20. Foram avaliados 98 questionários que atenderam aos critérios de elegibilidade. Investigou-se a média de cada período para verificar possíveis diferenças entre o nível de conhecimento acerca do tema comparando aqueles de períodos mais básicos com os que estão em períodos mais avançados e foi constatado que estatisticamente não há diferenças significativas. Foi realizado um teste de hipótese para verificar a relação entre o conhecimento do manejo odontológico a pacientes com TEA e variáveis independentes e foi encontrado duas relações estatísticas significativas. Esta pesquisa, conseguiu inferir que os alunos da universidade pública em questão possuem um nível satisfatório de conhecimento acerca do tema e que não há diferença estatística significativa entre os níveis de conhecimento dos alunos por período do curso, o que nos revela que os estudantes são incitados e instruídos pela instituição de ensino a terem contato com o tema desde os períodos clínicos iniciais e a conhecerem sobre o manejo odontológico de pacientes com TEA.
Descrição:
SILVA, Maria Alice Pereira. Avaliação do nível de conhecimento dos discentes em odontologia de uma universidade pública acerca do manejo odontológico de pacientes com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.