Resumo:
Os desafios associados à gestão da saúde pública no Brasil são enormes e são áreas de governança em todos os níveis de governo que são frequentemente encontradas. A dimensão continental do país, aliada a problemas sociais significativos e crescentes,
obrigou a repensar a dinâmica organizacional do sistema de saúde brasileiro. O presente estudo tomou como objetivo principal a necessidade de refletir a respeito dos desafios enfrentados pela gestão em saúde pública. Mais especificamente, partindo de uma abordagem direcionada a um breve histórico da gestão de saúde faz, bem como das políticas públicas em saúde , desta forma baseado na opinião de alguns autores que destacaram o principal conceito de administração pública com suas finalidades de “gerir os interesses das comunidades, das instituições e dos agentes que exercem funções administrativas de acordo com os princípios consagrados na Constituição de 1988, nomeadamente, os princípios da legalidade, da objetividade, da ética, da transparência e da eficiência”, e por fim discutir como a auditoria em saúde pública pode contribuir como ferramenta efetiva para o bem estar da população. Baseia se em uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa a respeito da temática abordada. Conclui se que o funcionamento desse sistema depende diretamente da administração, e nesse sentido o cidadão deve estar presente, expor suas necessidades e discutir seus direitos e deveres.
Descrição:
SANTOS, Rayanne Oliveira dos. Da importância da auditoria no controle das políticas públicas em saúde. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.