Resumo:
O estágio não é apenas uma disciplina obrigatória a ser estudada, pelo contrário, consolida-se como um dos mais importantes componentes e experiências que compõe a formação do professor de Geografia. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa abordar a importância e os benefícios do estágio para a formação do professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração do trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de autores e escritos que abordam a presente temática além do desenvolvimento de um estudo de caso por meio da experiência de estágio vivida na escola Luiz Maria de França, localizada em Mari-PB, durante o curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus III. Os resultados obtidos demonstram que o período de estágio supervisionado é essencial para a formação docente, proporcionando um conjunto de experiências necessárias e insubstituíveis para o professor de Geografia em formação. Tanto no estágio de observação, quanto no componente de regência, a oportunidade de observar, ouvir, planejar, discutir, propor e lecionar são processos fundamentais para a construção da identidade do professor, que somadas ao curso de formação inicial, concedem os saberes necessários para a prática educativa.
Descrição:
SILVA, Pedro Henrique Oliveira. A importância do Estágio Supervisionado na formação do professor de Geografia: um estudo de caso na Escola Luiz Maria de França. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.