dc.description.abstract |
O presente trabalho visa tratar sobre os desafios da gestão em uma empresa familiar.
Para tanto, o seu objetivo geral consiste em realizar uma análise sobre as
características de uma empresa familiar no setor de comércio alimentício, abordando
questões relacionadas à gestão, empreendedorismo, conflitos comuns, bem como a
relevância do planejamento e suas ferramentas para o sucesso desse tipo de
empreendimento. Ainda, detalha-se a metodologia qualitativa da pesquisa, focada em
entender o intuito da pesquisa. Os objetivos, baseados em uma revisão bibliográfica,
exploraram os desafios de gestão em empresas familiares. Utilizando um estudo de
caso em um supermercado situado no município de Sumé-PB, a abordagem
qualitativa permitiu uma análise especificada dos dados. A pesquisa identificou
padrões relevantes, e um questionário aplicado em abril de 2024 foi analisado
qualitativamente. Os principais resultados destacam a gestão familiar na empresa
analisada, bem como os desafios específicos enfrentados nesse ambiente.
Identificou-se a complexidade da tomada de decisões, a falta de um plano formal de
sucessão e estratégia de longo prazo, e a necessidade de equilibrar os interesses
familiares e empresariais como os principais desafios enfrentados pela empresa.
Neste estudo, foi possível evidenciar que apesar dos desafios, a empresa familiar
mantém um compromisso forte com seus valores e com a excelência no atendimento
ao cliente. Recomenda-se que a empresa desenvolva um plano de sucessão formal e
uma estratégia de longo prazo para assegurar sua sustentabilidade e crescimento
contínuo. |
pt_BR |