UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado e formação docente em geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência dos anos finais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Mayara Gabriely do Nascimento
dc.date.accessioned 2024-06-27T20:14:18Z
dc.date.available 2024-06-27T20:14:18Z
dc.date.issued 2024-06-18
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31945
dc.description PONTES, Mayara Gabriely do Nascimento. Estágio supervisionado e formação docente em geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho de conclusão de curso Estágio Supervisionado e Formação docente em Geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência nos anos finais do ensino fundamental, parte das experiências realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia I e II, momento em que adentrei a realidade escolar e compreendi à prática de ensino da Geografia escolar. Diante disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma autobiografia com base no Estágio Supervisionado no ensino Fundamental (anos finais), a fim de compreender o processo de formação docente em Geografia no âmbito acadêmico à prática em sala de aula. Os objetivos específicos se dão em realizar uma reflexão acerca da formação docente em Geografia baseada no currículo do curso de Geografia da UEPB/Campus III; refletir sobre o ensino de Geografia no ensino Fundamental (anos finais) por meio dos documentos curriculares como os PCN (1997) e a BNCC (2018) e discutir sobre as práticas de ensino desenvolvidas durante as etapas de observação e regência do Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Fundamental (anos finais). A realização das etapas supracitadas se deu na escola Ulisses Mauricio de Pontes, localizada no município de Sertãozinho-PB. O aporte metodológico utilizado foi a partir método autobiográfico, em que é possível usufruir de vivências durante a formação docente, neste caso específico, o Estágio Supervisionado. Neste contexto, foi aplicada uma abordagem de cunho qualitativo, a qual permite usar memórias acerca do Estágio e ressignifica-las a partir do método de pesquisa. Em vista disso, objeto de pesquisa deste trabalho, é processo de formação inicial e a influência dela sobre a prática pedagógica em Geografia. Deste modo, pesquisar sobre esta temática me permitiu refletir sobre as práticas de ensino associadas à Geografia escolar, bem como o processo formativo docente. E pude entender como minha formação possibilitou conhecer e assimilar diversos aspectos acerca do ensino para poder desenvolver as práticas de ensino, durante o Estágio Supervisionado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Narrativa docente pt_BR
dc.title Estágio supervisionado e formação docente em geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência dos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta