Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo verificar o efeito da fraude ou erros contábeis no
gerenciamento de resultado em Companhias do subsetor de comércio listadas na B3. Assim,
para atingir tal objetivo, utilizou-se da metodologia descritiva, quantitativa e documental. A
amostra é composta por 18 empresas distribuídas entre os segmentos de produtos diversos,
eletrodomésticos e tecidos, vestuário e calçados, considerando os últimos 5 anos,
compreendendo o período entre 2019 e 2023. Foi utilizado o modelo de Eckel (1981) para
visualizar quais companhias praticaram gerenciamento de resultados e a verificação de fraude
ou erro contábil se deu através de divulgação em Fatos Relevantes e Comunicados ao
Mercado, sobre a ocorrência de tais práticas. Os resultados apontaram que, dentre as
companhias analisadas, aquelas que mais gerenciaram resultados foram: Americanas, MPM
Corpóreos, Petz, Grupo Casas Bahia, Guararapes Confecções, Lojas Renner, Marisa Lojas e a
Veste S.A. Estilo. Enquanto a única empresa que não gerenciou resultados foi a Allied
Tecnologia no período entre 2019 e 2023. No tocante ao erro ou fraude contábil, observou-se
que as empresas que obtiveram indícios foram a Americanas, o Grupo Casas Bahia e a
Magazine Luiza. Os resultados obtidos a partir de estatística descritiva demonstram que a
fraude afeta o gerenciamento de resultados das companhias, dado que as entidades que
apresentam indícios de fraude ou erro contábil em determinado período tiveram maior Índice
de Eckel demonstrando o gerenciamento de resultados de suas informações contábeis mais
elevado. Assim, depreende-se que a ocorrência do erro ou fraude contábil pode estar
intrinsicamente relacionado com alto nível de gerenciamento de resultados.
Descrição:
LOPES, Amanda Silva. O efeito da fraude ou erros contábeis no gerenciamento de resultado em companhias do subsetor de comércio listadas na B3. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB, 2024.