Resumo:
O presente trabalho se consubstancia em uma análise dos novos tipos de ameaças e atores aos Estados, e os seus principais impactos e influências para o Brasil, com o surgimento de organizações criminosas, a exemplo do Comando Vermelho; afirmando-se ainda que não se trata de um fenômeno recente.
Procura-se demonstrar a conceituação atual acerca da problemática das novas ameaças sob a ótica de vários autores, favorecida pelo processo de globalização, pela corrupção dos órgãos estatais e por uma realidade paralela da atuação do crime organizado.
Soma-se a isso o objetivo principal posto em foco, que foi demonstrar e alertar, através dos Métodos Histórico e Comparativo, e por meio de documentação bibliográfica direta e indireta, a situação crítica em que se encontra o país diante das ameaças à ordem.
No primeiro capítulo será feita uma análise histórica da conceituação acerca da temática das novas ameaças e novos atores , diferenciando seus tipos de acordo com autores da área de relações internacionais, para que assim possamos focar a presente pesquisa no âmbito nacional, e sua problemática. A seguir, no capítulo seguinte uma análise da organização criminosa denominada Comando Vermelho, sua classificação e histórico será conduzida, para que finalmente possamos analisar este grupo como um problema de segurança no Brasil.
Descrição:
ROCHA, Rebeca Rica Guedes da. A ascensão das novas ameaças no Estado brasileiro: uma análise do Comando Vermelho. 2010. 54F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.