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A pesquisa tratou sobre a Geografia e o futebol na perspectiva socioeconômica e cultural. O objetivo geral com a pesquisa foi analisar o Clube de Regatas do Flamengo (CRF) e os seus torcedores, sendo considerada a maior torcida do Brasil e que possui um gigante potencial de consumo da marca Flamengo em todo o país. A torcida do CRF foi estimada em cerca de 40 milhões de pessoas espelhados por todo território brasileiro (ESPN, 2023). Entre os objetivos específicos, foi feito um estudo de caso, envolvendo torcedores do CRF entre Alagoa Grande e Guarabira/PB, com entrevista e questionário semiestruturados, o que gerou uma abordagem quanti-quantitativa para identificar de que maneira os torcedores consomem produtos esportivos relacionados ao Flamengo, com destaque para o alto valor dos produtos oficiais, dificultando para muitos torcedores o acesso a esses produtos. Fizemos uma identificação de um cenário esportivo que se mostrou atraente para fornecedores de materiais esportivos, visto que os torcedores são consumidores de produtos vinculados aos seus clubes e acabam atraindo fornecedores de alto escalão, que vem investindo valores altíssimos em patrocínios. Outro aspecto da pesquisa que foi destacado, tratou sobre a presença de produtos alternativos, considerados “piratas”, que atrai parte dos amantes de produtos esportivos por ter um custo abaixo em relação aos produtos licenciados, onde é possível ter fácil acesso, uma vez que é encontrado em comércios, feira livre e em compras online, sendo a opção de muitos torcedores. Com a pesquisa foi possível considerar que a torcida do CRF provoca grande impacto na dinâmica econômica no mercado de produtos ligados ao futebol, além de outras áreas socioeconômicas que envolve marcas, patrocinadores e entretenimento em geral. |
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