Resumo:
Nesta investigação o objetivo central é analisar o potencial do jogo Cubra Doze para
discutir conteúdos ligados a unidade temática de Probabilidade e Estatística. O jogo
que faz parte do acervo do Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de
Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da
Universidade Estadual da Paraíba é utilizado, principalmente, para trabalhar
operações básicas com números naturais. Nossa hipótese é de que o jogo tem
potencial para discutir outros conteúdos matemáticos e que o aspecto lúdico amplia
as possibilidades desse desenvolvimento. Assim, nossa questão norteadora foi: as
praxeologias matemáticas e didáticas presentes no jogo Cubra Doze favorecem o
trabalho com os conteúdos da unidade temática da Probabilidade e Estatística? O
trabalho utiliza como referencial a Teoria Antropológica do Didático de Yves
Chevallard, mais especificamente a noção de Praxeologia. Metodologicamente, o
trabalho parte de uma abordagem qualitativa através da análise documental sobre o
jogo. A análise praxeológica revelou que dos três tipos de tarefas mapeados, um deles
permite trabalhar conceitos de probabilidade como acaso, aleatoriedade, espaço
amostral e cálculo de probabilidade aplicados a tomada de decisões. Podemos
concluir, que o jogo Cubra Doze tem potencialidade para trabalhar a temática
Probabilidade e Estatística.
Descrição:
NASCIMENTO. Luciêne Lopes do. Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.