UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista: um estudo na Escola Municipal Celso Lisboa – Passa e Fica/RN

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Maria José da Costa
dc.date.accessioned 2024-07-03T23:19:24Z
dc.date.available 2024-07-03T23:19:24Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32069
dc.description OLIVEIRA, Maria Jose da Costa. O ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista: um estudo na Escola Municipal Celso Lisboa - Passa e Fica/RN. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraiba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa busca incentivar a prática de uma educação inclusiva, tendo como alvo a disciplina de Geografia, suscitando um olhar mais dinâmico para os múltiplos estudantes que compõem uma sala de aula, sobretudo os que possuem o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Para isso escolhemos uma turma do 4 º ano Ensino Fundamental (séries iniciais) da Escola Municipal Celso Lisboa, que faz parte da rede pública de ensino da cidade de Passa e Fica - RN. Para além disso, este escrito trata-se de uma pesquisa qualitativa/descritiva. Ressaltamos por meio desse estudo que o professor precisa promover estratégias metodológicas, que estimule a interação e o desenvolvimento dos alunos. Para isso é necessário a utilização de recursos didático/pedagógicos, que promovam o protagonismo dos alunos. Na Geografia existe uma riqueza de possibilidades, dentre elas, a confecção de maquetes e os croquis, como representação do espaço geográfico. Com isso é relevante que o professor assuma uma postura inclusiva para todos, por meio do acolhimento e empatia, ações que fazem a diferença na vida dos alunos, especialmente os que possuem Transtorno Global de Desenvolvimento, como é o caso do TEA. Ademais, o ambiente escolar é de muita importância para que os alunos se sintam acolhidos, respeitados e recebam as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das demais crianças. É importante que as escolas disponibilizem recursos pedagógicos e suporte para colaborar com a inclusão para as aulas de Geografia, de forma lúdica e que os alunos possam participar das atividades, trabalhos coletivos em grupo com o objetivo de incluir a criança com TEA, nas aulas e trabalhar a disciplina com a intervenção pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ramon Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title O ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista: um estudo na Escola Municipal Celso Lisboa – Passa e Fica/RN pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta