dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo propor uma análise da narrativa Marcelo, marmelo, martelo, publicada em 1976 por Ruth Rocha, para, em seguida, apresentar uma proposta de abordagem voltada para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, consideramos importante retomar algumas considerações em torno do conceito de narrativa, destacando suas principais características e logo após apontar alguns elementos específicos da narrativa que costumam atrair a atenção de crianças e jovens, sem deixar de destacar a importância da leitura deste gênero literário no desenvolvimento de leitores em formação. Também com base em estudos já realizados em torno da obra da autora, traçamos uma rápida apresentação da escritora. Por fim, comentamos a narrativa e sugerimos, após a análise, uma proposta de vivência leitora. Enquanto proposta de pesquisa, o trabalho se define como um estudo de caráter bibliográfico e se apoia teoricamente em trabalhos como os de Abramovich (1997), Cunha (2003), Palo et D’OLiveira (2003), Fonseca (2002), Silva (2009), dentre outros. Esperamos que estudos como este possibilitem o interesse dos professores do Ensino Fundamental pela obra de Ruth Rocha e da narrativa em geral, fazendo-os entender que a leitura em sala de aula pode e deve se configurar como uma atividade prazerosa e interativa. Além disso, consideramos o trabalho com a narrativa como de fundamental importância para a formação de leitores, sobretudo se explorada a partir de sua ludicidade. O resultado dessa narrativa foi explorar esse mundo da narrativa em sala de aula, possibilitando a construção de saberes e incentivando a leitura em meio social, bem como contribuir para estudos de desenvolvimento cognitivo da criança ao empregar o senso crítico e criativo das obras de Ruth Rocha. Para tanto, o professor deve acreditar que além de informar, instruir ou ensinar, as histórias oferecem felicidade e estimulam a imaginação do aluno. Assim, ao encontrar meios de mostrar isso à criança, ela certamente irá se interessar e passar a buscar novos caminhos de leitura do texto literário. |
pt_BR |