Resumo:
A Educação no Brasil ao longo do tempo atravessa desafios em sua prática de ensino.
Nesse contexto, a evasão escolar é um dos fenômenos mais presentes na educação
básica brasileira, isso compromete o acesso à educação e impede que muitos
indivíduos concluam sua formação básica, impactando negativamente suas
perspectivas. O objetivo Geral com esse estudo foi analisar a Educação de Jovens e
Adultos (EJA) na perspectiva dos programas adotados no Estado da Paraíba a partir
de Guarabira/PB, durante o período da Pandemia de Covid-19 (2020 a 2023). Para
tanto, os objetivos específicos foram: a) identificar o contexto que a EJA surgiu e se
expandiu; b) estudar esta modalidade de ensino no contexto do público que não teve
escolarização no momento oportuno; c) Entender sobre a evasão escolar e como ela
tem sido presente na EJA e; d) refletir sobre as dificuldades e possíveis alternativas
que contribuam no combate à evasão escolar, buscando melhorias para a modalidade
de ensino da EJA, como uma atividade introduzida nos programas educacionais do
Estado. Na metodologia, o estudo foi feito com base em levantamento bibliográfico
através dos órgãos educacionais federais e estaduais. Adotamos a pesquisa
qualiquantitativa (Minayo, 2001), com a aplicação de questionários com 22 estudantes
e com a professora de Geografia da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho.
A análise de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira – INEP de 2019 a 2023. Com o estudo, consideramos que a Pandemia de
Covid-19 afetou muito o desenvolvimento das atividades de EJA em queda no número
de matriculados e frequentadores.
Descrição:
NOBREGA, Ewerton Douglas dos Santos. Os desafios para combater a evasão e o abandono escolar: fatores, causas e consequências na educação de jovens e adultos a partir de Guarabira/PB. 2024. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.