Resumo:
O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como ocorreu a implantação do eSocial na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), frente aos desafios tecnológicos e à sua adaptabilidade prática. Para atingir o objetivo, utilizou-se a metodologia descritiva com abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Exploraram-se os fatos por meio de uma entrevista semiestruturada, aplicada de forma presencial com uma servidora da PROGEP, que lidou diretamente com a implantação. Os resultados mostraram que o setor Folha de Pagamento, auxiliado pela CODATA, foi responsável pelo envio das informações ao eSocial. No processo de adesão ao eSocial, houve um recadastramento e atualização do sistema interno, enfrentando dificuldades relacionadas ao cadastro e tratamento dos dados para atender às exigências do eSocial. A qualificação e o treinamento, tanto virtual quanto presencial foram, em sua maioria, ofertados pela CODATA, e não ofereceram custos para a instituição. No entanto, houve custos relacionados à aquisição de um servidor e quatro computadores. Conclui-se que, a preparação prévia, a colaboração entre os setores envolvidos e o suporte contínuo foram essenciais para a adaptação da UEPB à plataforma. A instituição não apenas conseguiu cumprir os requisitos legais impostos pelo eSocial, mas também identificou e corrigiu as inconsistências e irregularidades, contribuindo para a transparência dos dados dos servidores.
Descrição:
Ferreira, Nathaly de Fátima Almeida. Um estudo sobre a implantação do eSocial na Universidade Estadual da Paraíba. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo].