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O Estágio Supervisionado é uma importante etapa do processo de formação docente, pois a experiência vivenciada, possibilita aos futuros docentes a oportunidade de integrar teoria e prática, desenvolver habilidades pedagógicas, além de promover a reflexão da prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação do Professor de Geografia, com ênfase nos desafios da prática formativa atual para atender às demandas do Novo Ensino Médio, com o intuito de identificar as carências de uma formação incompatível com a realidade escolar e refletir os desafios do novo modelo de ensino do ensino médio a atuação docente na área da Geografia. A análise proposta foi realizada a partir das experiências vivenciadas no período de observações e regências nos Estágios Supervisionados III e IV, durante os períodos letivos 2023.1 e 2023.2, que foram realizados na Escola Cidadã Integral Augusto de Almeida, do município de Pirpirituba/PB. Para o desenvolvimento desta análise, optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo realizada inicialmente a partir da pesquisa bibliográfica e documental, e em seguida a observação sistemática previamente planejada com o foco em entender as questões a estrutura do currículo do novo ensino médio e sua prática em sala de aula, bem como a observação participante, onde o observador faz parte da vida dos observados e assim é parte do contexto sob observação (Minayo, 2008). A partir da análise proposta, é importante ressaltar que existem lacunas entre o processo de formação docente e a prática da nova proposta curricular do Novo Ensino Médio, sendo necessária uma reflexão sobre o papel do ensino de Geografia com a implementação desse novo modelo prejudica a qualidade do ensino da Geografia. |
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