UEPB - Repositório Digital

A formação docente em geografia: perspectivas através do estágio supervisionado no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes, Beatriz de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-07-04T22:15:54Z
dc.date.available 2024-07-04T22:15:54Z
dc.date.issued 2024-06-14
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32106
dc.description LOPES, Beatriz de Oliveira. A formação docente em geografia: perspectivas através do estágio supervisionado no ensino médio. 2024. 37f. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado é uma importante etapa do processo de formação docente, pois a experiência vivenciada, possibilita aos futuros docentes a oportunidade de integrar teoria e prática, desenvolver habilidades pedagógicas, além de promover a reflexão da prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação do Professor de Geografia, com ênfase nos desafios da prática formativa atual para atender às demandas do Novo Ensino Médio, com o intuito de identificar as carências de uma formação incompatível com a realidade escolar e refletir os desafios do novo modelo de ensino do ensino médio a atuação docente na área da Geografia. A análise proposta foi realizada a partir das experiências vivenciadas no período de observações e regências nos Estágios Supervisionados III e IV, durante os períodos letivos 2023.1 e 2023.2, que foram realizados na Escola Cidadã Integral Augusto de Almeida, do município de Pirpirituba/PB. Para o desenvolvimento desta análise, optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo realizada inicialmente a partir da pesquisa bibliográfica e documental, e em seguida a observação sistemática previamente planejada com o foco em entender as questões a estrutura do currículo do novo ensino médio e sua prática em sala de aula, bem como a observação participante, onde o observador faz parte da vida dos observados e assim é parte do contexto sob observação (Minayo, 2008). A partir da análise proposta, é importante ressaltar que existem lacunas entre o processo de formação docente e a prática da nova proposta curricular do Novo Ensino Médio, sendo necessária uma reflexão sobre o papel do ensino de Geografia com a implementação desse novo modelo prejudica a qualidade do ensino da Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ana Carla Marques dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.title A formação docente em geografia: perspectivas através do estágio supervisionado no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta