UEPB - Repositório Digital

Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo

Mostrar registro simples

dc.date.accessioned 2024-07-05T18:17:52Z
dc.date.available 2024-07-05T18:17:52Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32152
dc.description OLIVEIRA, Tatiane. Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Ao observarmos o ensino básico, encontramos diversas dificuldades nos espaços formais de ensino, especialmente em relação à forma como o conteúdo é trabalhado. O ensino muitas vezes se baseia em fórmulas e manipulação matemática, limitando-se à simples exposição do conhecimento. Ao estudarmos o ensino de Física, especificamente, percebemos uma carência na área, o que torna necessário um olhar mais criterioso por parte dos docentes e a busca por formas de ensinar que cativem os estudantes. Uma possibilidade é a utilização de metodologias ativas, especialmente as práticas experimentais, que são ferramentas eficientes no processo de assimilação do conhecimento, pois tornam os estudantes mais ativos na sua aprendizagem. Sabemos que nem todas as instituições de ensino possuem laboratórios físicos equipados, o que impede o uso de atividades experimentais em sala de aula. Uma alternativa é a utilização de experimentos de baixo custo, que podem suprir essa necessidade, proporcionando maior dinamismo ao ensino. Este trabalho é de caráter qualitativo, classificado como pesquisa-ação, e tem como objetivo o uso de experimentos de baixo custo para o estudo da calorimetria, com a intenção de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública no município de Paulista-PB, em uma turma do 2° ano do ensino médio. Observou-se que os estudantes foram receptivos a novas metodologias de ensino. Com a execução da atividade experimental, percebemos que os estudantes a consideraram interessante e motivadora. Por meio deste trabalho, demonstramos que atividades experimentais de baixo custo são bem aceitas no ambiente escolar, pois permitem aos estudantes aprofundar conceitos físicos vistos teoricamente e podem ser primordiais para a melhoria do ensino- aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Daniely Maria Oliveira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Experimentação de baixo custo pt_BR
dc.subject Calorimetria pt_BR
dc.title Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo pt_BR
dc.type Other pt_BR
eperson.firstname Tatiane França
eperson.lastname Oliveira


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta