Resumo:
O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática de 2015 – 2022. A questão de investigação foi: Quais as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com TEA evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2015 – 2022? Desse modo o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento dos anais do ENEM e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos da literatura especializada que pudessem revelar condições ou restrições para o ensino de Matemática de crianças com TEA. Observamos na literatura que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de desenvolver mais pesquisas com foco no desenvolvimento de referências que deem conta da problemática sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, observamos também a necessidade de investimento na formação de professores. No entanto, os resultados apontam para uma condição favorável, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula pelos pesquisadores.
Descrição:
SOUZA, T. L. de. Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.