Resumo:
Este estudo buscou verificar as contribuições do ensino e a aprendizagem de funções numa perspectiva de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Para tal, através de uma pesquisa de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica, com a coleta de dados tendo sido realizada por meio de pesquisas em revistas especializadas sobre o tema, anotações feitas pela pesquisadora e a seleção de artigos relevantes para o estudo. Inicialmente, foram selecionadas 11 revistas, das quais foram extraídos 49 artigos compreendidos em um período de 15 anos. Desse total 06 artigos foram escolhidos para análise nesse estudo. Assim, com base nos dados analisados foi possível concluir que: a Resolução de Problemas pode ser uma metodologia para promover uma compreensão mais significativa e duradoura dos conceitos de função, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades cognitivas essenciais nos alunos, além de que, ao analisar os artigos publicados nos últimos anos, foi evidente o reconhecimento crescente da importância dessa abordagem, bem como a diversidade de estratégias e o uso crescente de tecnologia para facilitar a integração da Resolução de Problemas no ensino de funções.
Descrição:
SILVA, Andreza Rayane Paulino da. Uma revisão bibliográfica sobre funções na perspectiva da resolução de problemas. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo].