Resumo:
Esta pesquisa apresenta um relato de experiência de estágio não obrigatório na Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, delimitado ao arquivo da Subgerência de Administração de Pessoal (SGAP). O trabalho apresenta um diagnóstico da documentação presente no arquivo, a fim de analisar sua natureza e
compreender as tipologias documentais produzidas e acumuladas pelo arquivo da SGAP a análise foi realizada com base no Diagnóstico de Arquivo fornecido pela UEPB. Além disso, a pesquisa relata as atividades realizadas durante o período de estágio, identifica possíveis problemáticas existentes no ambiente e propõe ações que visam melhorar o funcionamento do arquivo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de diagnosticar a documentação da SGAP e relatar a experiência do processo. O referencial teórico conta com a apresentação de conceitos e teorias de procedimentos utilizados na Arquivologia; esses procedimentos auxiliam na organização e no acesso aos arquivos. A metodologia utilizada para o embasamento da temática apresentada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa, pois o trabalho tem o ambiente do arquivo da SGAP como sua fonte direta de coleta de dados. Conclui-se que é crucial que um arquivo ofereça condições ideais para armazenar documentos, garantindo o acesso eficiente às informações. Além dos aspectos mencionados, uma gestão sensível às necessidades do arquivo é fundamental para alcançar esse objetivo. Observou-se que o arquivo da SGAP não possui uma documentação extensa; no entanto, os espaços disponíveis estão atualmente no limite máximo de sua capacidade, resultando em alguns problemas mencionados ao longo deste trabalho.
Descrição:
BERNARDO, F. V. A. Relato de experiência de estágio não obrigatório no arquivo subgerência de administração de pessoal da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.