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Uma sequência didática sobre resíduos sólidos secos em uma escola pública do ensino fundamental

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dc.contributor.author Silva, Jeane Karla da
dc.date.accessioned 2024-07-07T13:34:11Z
dc.date.available 2024-07-07T13:34:11Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32178
dc.description SILVA, J. K. da. Uma sequência didática sobre resíduos sólidos secos em uma escola pública do ensino fundamental. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Estima-se que apenas quatro porcento dos resíduos sólidos produzidos no Brasil sejam reciclados. O objetivo desta pesquisa foi descrever o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática sobre reciclagem, planejada com a intenção de transformar e aprimorar algumas ideias prévias dos estudantes sobre a temática. Além disso, o estudo buscou verificar possíveis diferenças em relação à aprendizagem entre estudantes com vivência na temática, ou seja, com familiares catadores de recicláveis, e os que não têm essa experiência pessoal. A metodologia consistiu na aplicação de um pré e pós-teste, e o desenvolvimento de quatro aulas sequenciais sobre origem, tempo de decomposição, e o consumo consciente de materiais reciclágeis; sendo produzido recursos didáticos, como um jogo sobre coleta seletiva. As diferenças nas porcentagens de cada questão foram comparadas, antes e depois da aplicação da sequência didática, assim como o somatório da pontuação dos estudantes (escore). O aprendizado dos estudantes que tinham vivência pessoal com a reciclagem e os que não tinham também foi comparado. Foi realizada análise de normalidade dos escores e utilizados testes não-paramétricos na análise estatística. Os resultados mostraram diferenças significativas em algumas questões, indicando que a SD contribuiu para a aprendizagem dos estudantes, especialmente na compreensão sobre a produção de garrafas de plástico (p=0,000). Em relação à hipótese sobre as possíveis diferenças na aprendizagem entre estudantes com vivência na temática e os que não têm, as diferenças observadas foram significativas (p=0,001), indicando mais aprendizagem quando os estudantes tinham familiares catadores de recicláveis. Isso reforça a importância das abordagens educacionais que fazem o levantamento prévio dos estudantes para planejamento das atividades didáticas com problematizações e contextualizações que interessem aos estudantes. Ao reconhecer os conhecimentos, práticas e experiências cotidianas dos estudantes, é possível refletir sobre a abordagem do conteúdo que se alinhe mais às necessidades da comunidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Catadores de recicláveis pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title Uma sequência didática sobre resíduos sólidos secos em uma escola pública do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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