dc.contributor.author |
Ferreira, Anderson da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-09T17:10:59Z |
|
dc.date.available |
2024-07-09T17:10:59Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.291 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32220 |
|
dc.description |
FERREIRA, Anderson da Silva. Metodologias ativas em Computação como possibilidade para reduzir a evasão: analisando opiniões docentes. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A evasão estudantil nos cursos de graduação é um desafio significativo nas últimas décadas, em especial nas áreas de Ciências Exatas e no curso de Ciência da Computação, tão em alta na segunda década do século XXI. Este estudo visa refletir sobre esta temática, pois tem como objetivo analisar as opiniões dos docentes de Computação de quatro universidades públicas nordestinas, sobre ações institucionais e práticas docentes relacionadas à evasão estudantil, com enfoque no uso de metodologias ativas para reduzir esta evasão. Para atingir tal intento, foi realizada uma pesquisa descritiva, inspirando-se nos procedimentos técnicos semelhantes a um estudo de caso, conforme Wazlawick (2021). A coleta e análise de dados utilizou uma abordagem quantitativa proposta por Wainer (2007), focando nas respostas de um questionário online respondido por 29 docentes sobre a evasão e potencial das metodologias ativas para mitigar o fenômeno. Os resultados mostraram uma diversidade de percepções e práticas entre os docentes, destacando que abordagens que estimulam o protagonismo estudantil e o ensino colaborativo podem intervir na permanência estudantil, bem como a necessidade de suporte institucional e formação docente para a implementação eficaz dessas metodologias. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Universidades públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas em Computação como possibilidade para reduzir a evasão: analisando opiniões docentes |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |