UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas em Computação como possibilidade para reduzir a evasão: analisando opiniões docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Anderson da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-09T17:10:59Z
dc.date.available 2024-07-09T17:10:59Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.291
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32220
dc.description FERREIRA, Anderson da Silva. Metodologias ativas em Computação como possibilidade para reduzir a evasão: analisando opiniões docentes. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A evasão estudantil nos cursos de graduação é um desafio significativo nas últimas décadas, em especial nas áreas de Ciências Exatas e no curso de Ciência da Computação, tão em alta na segunda década do século XXI. Este estudo visa refletir sobre esta temática, pois tem como objetivo analisar as opiniões dos docentes de Computação de quatro universidades públicas nordestinas, sobre ações institucionais e práticas docentes relacionadas à evasão estudantil, com enfoque no uso de metodologias ativas para reduzir esta evasão. Para atingir tal intento, foi realizada uma pesquisa descritiva, inspirando-se nos procedimentos técnicos semelhantes a um estudo de caso, conforme Wazlawick (2021). A coleta e análise de dados utilizou uma abordagem quantitativa proposta por Wainer (2007), focando nas respostas de um questionário online respondido por 29 docentes sobre a evasão e potencial das metodologias ativas para mitigar o fenômeno. Os resultados mostraram uma diversidade de percepções e práticas entre os docentes, destacando que abordagens que estimulam o protagonismo estudantil e o ensino colaborativo podem intervir na permanência estudantil, bem como a necessidade de suporte institucional e formação docente para a implementação eficaz dessas metodologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão estudantil pt_BR
dc.subject Universidades públicas pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Metodologias ativas em Computação como possibilidade para reduzir a evasão: analisando opiniões docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta