Resumo:
A partir da institucionalização do Novo Ensino Médio (NEM) sob a Lei número 13.415/2017, notou-se um desconforto por parte das escolas, principalmente pelos professores. No caso específico da Geografia escolar, este desconforto se soma à redução da carga-horária desta disciplina e o fato de ser uma das que deixam de ser obrigatórias no currículo do NEM. Esta realidade chamou atenção durante a realização do Estágio Supervisionado em Geografia no ensino médio, principalmente, no que se referente ao trabalho docente. A partir desta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo discutir o papel do/a professor/a de Geografia no NEM, tendo como base o Estágio Supervisionado em Geografia III e IV, realizados na Escola Cidadã Integral e Técnica Major Antônio de Aquino, no município de Mulungu - PB. Como aporte metodológico, utilizamos entrevistas a partir de questionários semiestruturados com os 2 (dois) professores de Geografia da referida escola. Através da análise dos dados coletados, compreendemos que a estrutura implementada para o NEM é complexa, se tornando um desafio para a realização da profissão docente.
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Rosangela dos Santos. O trabalho docente e o novo ensino médio: reflexões a partir do estágio supervisionado em geografia na ECIT Major Antônio de Aquino, Mulungu/PB. 2024. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.