UEPB - Repositório Digital

A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Vitória Thasleny Aguiar dos
dc.date.accessioned 2024-07-13T20:45:34Z
dc.date.available 2024-07-13T20:45:34Z
dc.date.issued 2023-11-14
dc.identifier.other CDD 911
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32316
dc.description SANTOS, Vitoria Thasleny Aguiar dos. A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Com esta pesquisa objetivamos refletir qual o lugar da construção dos processos de ensino e aprendizagem sobre inclusão para os professores em formação inicial de Geografia, da UEPB, Campus III, CH. Buscando entender também o que a UEPB/CH, está fazendo para aumentar as discussões acerca de um ensino geográfico inclusivo e sua influência na construção do saber/fazer dos futuros professores de Geografia. Sendo assim, esta pesquisa teve como base um caráter exploratório e explicativo, utilizando de uma abordagem qualitativa, como também do materialismo histórico dialético, que auxiliou a análise de contradições entre o potencial exercido pela inclusão e as limitações que existem para a implementação de uma Geografia da Inclusão na formação docente. Visto que a Educação Inclusiva ainda é pouco discutida no Brasil, mas se faz urgente o aumento de diálogos e ações pedagógicas que sejam capazes de transformar o ambiente escolar em um lugar baseado no acolhimento de todos os alunos. Afinal de contas, aceitar o outro como ele é, não é apenas um ato de bondade, mas é o nosso dever, sobretudo no ambiente escolar, pois o papel do professor é ser mediador de processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a Universidade tem o papel fundamental na oferta de oportunidades para que os graduandos reflitam acerca de uma Geografia da Inclusão. Todavia, os graduandos em formação inicial em Geografia na UEPB/CH, ainda se sentem inseguros em trabalhar com uma ciência geográfica inclusiva, mas ressaltam a importância da ampliação de diálogos acerca de uma Geografia da Inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ramon Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia da Inclusão pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Sala de Aula pt_BR
dc.title A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta