Resumo:
A excelência e a competitividade são fundamentais para o crescimento das empresas, inclusive na construção civil. A introdução de métodos de Gestão da Qualidade em pequenos negócios pode resultar em melhorias significativas nos processos, incentivando uma cultura de organização e qualidade que leva a uma maior eficiência e produtividade. Com o intuito de estruturar um plano de implementação de ferramentas que promovam a melhoria contínua dos processos em empresas de pequeno porte do setor da construção civil, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário direcionado a essas empresas, em que foram analisados aspectos como: uso de ferramentas de qualidade, controle tecnológico, gestão de resíduos, aquisição de materiais e treinamento de funcionários. Os dados revelam que, apesar da ausência de um sistema formal de gestão da qualidade, onde são adotadas certificações de qualidade ISO e PBQP-H, essas empresas empregam ferramentas e tecnologias que refletem métodos de gestão de qualidade. Contudo, alguns desafios podem impedir o progresso nesse campo, como a resistência à mudança, restrições financeiras significativas e falta de entendimento sobre as melhores práticas em gestão de qualidade. Estes elementos frequentemente se mostram como obstáculos significativos para a efetiva implementação de iniciativas de qualidade.
Descrição:
SILVA, Maria Merien Ferreira da. Análise de gestão da qualidade de empresas de construção civil e estruturação de um plano de qualidade alternativo para pequenas empresas. 2024. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2024.