dc.contributor.author |
Oliveira, Marcilene Barbosa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2014-03-27T12:45:41Z |
|
dc.date.available |
2014-03-27T12:45:41Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3233 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, M. B. da S. Educação no campo na persectiva da geografia agrária. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho em questão faz uma reflexão e uma análise acerca da Educação do Campo sob a perspectiva da geografia agrária, entendida como instrumento de transformação social. Propõe-se também analisar e pensar numa geografia e num ensino de geografia onde se torne possível compreender a realidade de maneira crítica, compreendendo a produção desse espaço vivenciado e entendendo esta geografia como transformadora e emancipatória. A principio fazemos uma analise da educação, entendida como uma política social e também como sendo o instrumento capaz de emancipar o cidadão, conferindo-lhe direitos e deveres no âmbito social e também do sistema de educação bancária que ainda é repetido em muitas instituições. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram feitas aulas de campo em escolas do município de Lagoa de Dentro/PB, como também levantamento de dados, aplicação de questionários com alunos, funcionários e professores, além da observação das aulas dos professores. Dessa maneira analisamos as reflexões feitas pelos alunos, fazendo assim uma contextualização com a realidade vivenciada, analisamos também o ensino de geografia agrária como fator determinante no processo de criação e compreensão de conceitos geográficos. Por fim, faremos um comparativo entre a geografia que é produzida no espaço vivenciado pelo aluno e a que é proposta na sala de aula. Partindo deste princípio pode-se chegar ao entendimento de que o ensino de geografia agrária deve possibilitar ao educando pensar a sua realidade de maneira que se sinta produtor desse espaço, ou seja, sujeito ativo do processo de transformação social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Edvaldo Carlos de Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação no campo |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação emancipatória |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo na persectiva da geografia agrária |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |