UEPB - Repositório Digital

Educação do campo na persectiva da geografia agrária

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Marcilene Barbosa da Silva
dc.date.accessioned 2014-03-27T12:45:41Z
dc.date.available 2014-03-27T12:45:41Z
dc.date.issued 2014-03-27
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3233
dc.description OLIVEIRA, M. B. da S. Educação no campo na persectiva da geografia agrária. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em questão faz uma reflexão e uma análise acerca da Educação do Campo sob a perspectiva da geografia agrária, entendida como instrumento de transformação social. Propõe-se também analisar e pensar numa geografia e num ensino de geografia onde se torne possível compreender a realidade de maneira crítica, compreendendo a produção desse espaço vivenciado e entendendo esta geografia como transformadora e emancipatória. A principio fazemos uma analise da educação, entendida como uma política social e também como sendo o instrumento capaz de emancipar o cidadão, conferindo-lhe direitos e deveres no âmbito social e também do sistema de educação bancária que ainda é repetido em muitas instituições. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram feitas aulas de campo em escolas do município de Lagoa de Dentro/PB, como também levantamento de dados, aplicação de questionários com alunos, funcionários e professores, além da observação das aulas dos professores. Dessa maneira analisamos as reflexões feitas pelos alunos, fazendo assim uma contextualização com a realidade vivenciada, analisamos também o ensino de geografia agrária como fator determinante no processo de criação e compreensão de conceitos geográficos. Por fim, faremos um comparativo entre a geografia que é produzida no espaço vivenciado pelo aluno e a que é proposta na sala de aula. Partindo deste princípio pode-se chegar ao entendimento de que o ensino de geografia agrária deve possibilitar ao educando pensar a sua realidade de maneira que se sinta produtor desse espaço, ou seja, sujeito ativo do processo de transformação social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edvaldo Carlos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Geografia agrária pt_BR
dc.subject Educação emancipatória pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Educação do campo na persectiva da geografia agrária pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta