Resumo:
A formação inicial ou continuada do professor de matemática desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento da identidade profissional dos docentes dessa disciplina. Esse desenvolvimento traz
consigo condições e percepções para a construção do significado da prática docente. Neste sentido,
esta pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) na formação inicial ou continuada dos professores de matemática. A pesquisa
integra-se a uma abordagem metodológica mista, com ênfase nos aspectos quantitativos e qualitativos,
à luz da análise estatística implicativa (ASI). Após a análise dos resultados, destacam-se as
contribuições e a importância das TDIC nos cursos de formação de professores de matemática ou na
formação continuada desses profissionais, proporcionando assim novos conhecimentos tanto para os
futuros docentes em matemática quanto para os professores que estão em sala de aula.
Descrição:
PEDROSA, Elielson França. Implicações à luz da análise estatística implicativa (ASI) sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação inicial ou continuada dos professores de matemática. 2024, 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2024.