UEPB - Repositório Digital

Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Galdino, Aline Conceição
dc.date.accessioned 2024-07-16T17:41:26Z
dc.date.available 2024-07-16T17:41:26Z
dc.date.issued 2023-03-14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32354
dc.description GALDINO, Aline. Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023 pt_BR
dc.description.abstract No ambiente escolar, há diversidade de culturas, conhecimentos e pontos de vista pessoais que são compartilhados e, na educação inclusiva, espera-se que as escolas ofereçam suporte para atender alunos que precisam de assistência especial. No entanto, muitos ambientes escolares ainda são limitados em questões de inclusão, o que faz com que alguns estudantes se sintam restringidos a ingressar em cursos ou até mesmo consigam concluir o ensino básico. Diante desse contexto, torna-se evidente a necessidade de profissionais especializados e de escolas inclusivas que facilitem os processos de inclusão e mostrem os caminhos adequados a serem seguidos, para que os estudantes ingressem no ambiente educacional com a busca de conhecimento e conscientização de seus direitos. É importante destacar que as escolas públicas são as que mais sofrem na busca de meios que incluem pessoas que necessitam de um ensino especial. No entanto, essas escolas ainda carecem de melhorias para o ensino inclusivo, seja para alunos com necessidades visuais, auditivas, físicas, entre outras. Além disso, é necessário tornar os ambientes educacionais ainda mais acessíveis em um sentido geral. A pesquisa realizada é baseada em trabalhos acadêmicos encontrados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que analisam as dificuldades que surgem no processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva e que refletem sobre o que o sistema educacional e sua metodologia de ensino têm feito em relação ao ensino acessível para todos. Para ampliar o conhecimento sobre a inclusão no ensino de Física e sua transformação no processo de ensino e aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na área de ensino, que contemplou alunos do curso de Licenciatura em Física dos campi de Campina Grande e Patos. Essa pesquisa buscou compreender o que os alunos compreendem sobre a inclusão no ensino de Física, quais sugestões têm a oferecer e como isso pode contribuir para melhorar o ensino inclusivo na área. Além de contribuir com o aumento de trabalhos acadêmicos na área da Educação Inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ensino de física pt_BR
dc.subject ensino inclusivo pt_BR
dc.subject física pt_BR
dc.title Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta