Resumo:
Este estudo trata sobre a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) como um instrumento de ensino de física no ensino fundamental. A pesquisa teve por objetivo entender a viabilidade da OBFEP como um instrumento a ser usado no ensino de física a nível fundamental, buscando compreender se as aulas de física ministradas especificamente para a olimpíada foram úteis no desempenho dos estudantes que participaram delas. Foi realizado um estudo de caso por meio de questionários objetivando uma avaliação das aulas, além de entender se a olimpíada tem um nível de aprofundamento condizente com o que é visto nas aulas de ciências da rede pública. É feita uma discussão teórica a respeito do tema, um relato de experiência dessas aulas e a discussão dos resultados obtidos através da pesquisa, concluindo-se que a olimpíada, isoladamente, não é um instrumento viável, mas pode ser trabalhada de forma a ser usada como tal.
Descrição:
CANDEIA, André Lima. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de ensino de Física no Ensino Fundamental. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.