dc.description.abstract |
O ensino tradicional de inglês nas escolas pode ser visto muitas vezes como algo
enfadonho ou monótono, entretanto, com a disseminação das ferramentas tecnológicas e o uso crescente do celular, surgiu a possibilidade de aprimoramento das habilidades por meio de aplicativos. Os ditos nativos digitais, familiarizados com essas tecnologias, mostram receptividade ao integrá-las tanto no cotidiano quanto no ambiente educacional. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma o aplicativo Tandem pode ser utilizado em aulas de LI a partir de uma proposta didática.
Durante a análise de aplicativos, observou-se que o Duolingo, por exemplo, utiliza uma plataforma gamificada, segmentada em unidades temáticas que abordam diversas habilidades linguísticas em contextos específicos. Por outro lado, o Tandem possibilita interações diretas com falantes nativos de inglês ou em situações autênticas, em um contexto English as a Second Language (ESL) ou English as a Foreign Language (EFL). Esta escolha foi motivada pela necessidade de fomentar interações genuínas e significativas no processo de aprendizagem da língua, transcendendo o ambiente tradicional de sala de aula por meio de conexões e interações via celular. Para embasar os argumentos apresentados, os principais teóricos apresentados foram:
Vygotsky (1986), que destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo, enquanto Costa (2007a, p. 274), onde enfatiza métodos de ensino inovadores e interativos. Eisenberg (2007) defende o Mobile Learning como facilitador da educação flexível e contínua, enquanto Siemens (2007) introduz o conceito de Conectivismo, promovendo a aprendizagem através de criação de laços e tecnológicas com outras pessoas. Pardede (2020) salienta as habilidades essenciais do século XXI, que são: comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Por fim, Ellis (2003) ressalta a motivação como catalisadora do aprendizado de uma segunda língua.A revisão bibliográfica enfatizou a importância de ferramentas que promovem o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de habilidades cognitivas através de experiências educacionais diversificadas. Após avaliar suas funcionalidades, o aplicativo Tandem revelou-se capaz de proporcionar interações autênticas com falantes nativos, o que pode significativamente aumentar o engajamento dos alunos no ensino de inglês. Propõe-se então um plano de aula que integra o Tandem, tanto dentro quanto fora da sala de aula, como uma ferramenta motivadora e eficaz para o aprendizado
da língua. |
pt_BR |