UEPB - Repositório Digital

Explorando os potenciais pedagógicos do aplicativo Tandem para o ensino de língua inglesa a partir de uma proposta didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Angela Silva
dc.date.accessioned 2024-07-17T14:58:06Z
dc.date.available 2024-07-17T14:58:06Z
dc.date.issued 2024-07-08
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32377
dc.description ANDRADE, A. S. Explorando os potenciais pedagógicos do aplicativo Tandem para o ensino de língua inglesa a partir de uma proposta didática. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O ensino tradicional de inglês nas escolas pode ser visto muitas vezes como algo enfadonho ou monótono, entretanto, com a disseminação das ferramentas tecnológicas e o uso crescente do celular, surgiu a possibilidade de aprimoramento das habilidades por meio de aplicativos. Os ditos nativos digitais, familiarizados com essas tecnologias, mostram receptividade ao integrá-las tanto no cotidiano quanto no ambiente educacional. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma o aplicativo Tandem pode ser utilizado em aulas de LI a partir de uma proposta didática. Durante a análise de aplicativos, observou-se que o Duolingo, por exemplo, utiliza uma plataforma gamificada, segmentada em unidades temáticas que abordam diversas habilidades linguísticas em contextos específicos. Por outro lado, o Tandem possibilita interações diretas com falantes nativos de inglês ou em situações autênticas, em um contexto English as a Second Language (ESL) ou English as a Foreign Language (EFL). Esta escolha foi motivada pela necessidade de fomentar interações genuínas e significativas no processo de aprendizagem da língua, transcendendo o ambiente tradicional de sala de aula por meio de conexões e interações via celular. Para embasar os argumentos apresentados, os principais teóricos apresentados foram: Vygotsky (1986), que destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo, enquanto Costa (2007a, p. 274), onde enfatiza métodos de ensino inovadores e interativos. Eisenberg (2007) defende o Mobile Learning como facilitador da educação flexível e contínua, enquanto Siemens (2007) introduz o conceito de Conectivismo, promovendo a aprendizagem através de criação de laços e tecnológicas com outras pessoas. Pardede (2020) salienta as habilidades essenciais do século XXI, que são: comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Por fim, Ellis (2003) ressalta a motivação como catalisadora do aprendizado de uma segunda língua.A revisão bibliográfica enfatizou a importância de ferramentas que promovem o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de habilidades cognitivas através de experiências educacionais diversificadas. Após avaliar suas funcionalidades, o aplicativo Tandem revelou-se capaz de proporcionar interações autênticas com falantes nativos, o que pode significativamente aumentar o engajamento dos alunos no ensino de inglês. Propõe-se então um plano de aula que integra o Tandem, tanto dentro quanto fora da sala de aula, como uma ferramenta motivadora e eficaz para o aprendizado da língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Jéssica Thaiany Silva Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicações - TICs pt_BR
dc.subject Aprendizado pt_BR
dc.title Explorando os potenciais pedagógicos do aplicativo Tandem para o ensino de língua inglesa a partir de uma proposta didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta