Resumo:
O presente artigo aborda acerca dos Estágios Supervisionados em Geografia, considerando os períodos de observação e regência que compõem essa etapa da licenciatura. O objetivo da pesquisa é destacar a importância do Estágio Supervisionado na construção da identidade docente e formação do professor de Geografia, ressaltando o quão fundamental é para o acadêmico e educadores envolvidos no processo darem a devida atenção ao cumprimento das atividades dessa disciplina. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo dando foco a subjetividade, com a aplicação dos métodos de observação participante e pesquisa-ação nas componentes curriculares obrigatórias de Estágios Supervisionados em Geografia I e II, ofertadas pela Universidade Estadual da Paraíba – Campus III. Foi resultante no estudo que a compreensão das etapas e da significação que acompanham os Estágios Supervisionados são importantes para a formação do professor de Geografia, mas para que essa disciplina possa alcançar os seus propósitos é necessário a participação adequada de cada um dos envolvidos. Conclui-se que aproveitar de forma consciente tudo que os cursos de formação docente têm para oferecer ajuda no crescimento individual e social do acadêmico, e fazer com que os universitários enxerguem isso é certamente um dos caminhos que auxiliam positivamente no surgimento e desenvolvimento de um bom profissional.
Descrição:
COSTA, Jardel Laurentino. A importância do estágio supervisionado na construção da identidade e formação do professor de geografia. 2024. 37f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.