UEPB - Repositório Digital

Ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e propostas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria José Sousa da
dc.date.accessioned 2014-03-27T12:47:25Z
dc.date.available 2014-03-27T12:47:25Z
dc.date.issued 2014-03-27
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3238
dc.description SILVA, M. J. da. Ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e propostas. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos a cada ano tem ganhado espaço nas discussões e pesquisas sobre a educação Brasileira. Isso por causa da grande procura de alunos que buscam concluir a educação básica em tempo reduzido. Essa modalidade de ensino é marcada por limitações metodológicas, além de ter a uma classe de estudantes singulares, que já trazem consigo uma história de vida cheia de conhecimentos produzidos ao longo de uma vida de trabalho, na maioria das vezes a margem da sociedade. Desta forma, essa pesquisa tem o objetivo de investigar a importância do ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como investigar os problemas e limitações dessa modalidade de ensino, sobretudo da classe trabalhadora, que compõe a maioria dos alunos da EJA. Entre os objetivos específicos é necessário destacar a avaliação da importância do conhecimento geográfico na formação de cidadãos, em especial dos alunos da EJA; e analisar a influência da participação no mercado de trabalho sobre o processo de aprendizagem dos alunos da EJA; bem como analisar possíveis caminhos para o progresso dessa modalidade de ensino. Este trabalho é resultado de pesquisas em escolas da cidade de Marí, impulsionado por pesquisas anteriores de programas da Universidade Estadual da Paraíba. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram o mestre Paulo Freire (1968 e 1996), por ser ele um dos pioneiros nas pesquisas e práticas metodológicas sobre a Educação de Jovens e Adultos. A obra de Vanilda Paiva (2013) foi fundamental para o entendimento do processo historio da EJA no Brasil. E para a relação entre a EJA e o ensino de geografia, foram importantes os trabalhos de Quintão (2011), um trabalho com tema parecido e também desenvolvido em nosso estado, e ainda Cavalcanti (2002) e Carlos (2010), nas abordagens sobre a importância do conhecimento geográfico para a formação cidadã. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber que a Educação de Jovens e Adultos, apresenta inúmeras limitações didáticas, políticas e metodológicas, no entanto é necessário considerar que está na hora de surgir mudanças para essa situação, através do debate e da pesquisa. Para que a partir disso possamos superar os desafios da EJA e trazer a tona a sua importância na formação de cidadãos críticos e conscientes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e propostas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta