Resumo:
O ensino de geografia no Brasil passou e passa por diversas transformações no decorrer da sua trajetória. O ser humano, por ser um agente transformador do meio em que vive, está sujeito a constantes modificações em sua sociedade. Essas alterações se deram por meio das variações que foram ocorrendo com a própria coletividade no decorrer da história. As pessoas passaram a ter a necessidade de um conhecimento crítico para poder cobrar os direitos e deveres no âmbito social. Do mesmo modo que a sociedade evolui, a educação tem que está adequado as necessidades requerida pela a população. Portanto, fica inviável que se possa haver uma aprendizagem baseada na realidade, se o ensino não está adequado à realidade na qual o aluno está inserido. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que foi realizada através do PIBID. E tem por objetivo entender a importância da experiência de sala de aula para a formação de professores (experiências do PIBID e do Estágio Supervisionado). E a implantar novas metodologias de ensino e inserir novos instrumentos de trabalho para dinamizar as aulas. Para a formação desse trabalho foi seguido algumas etapas básicas, assim como a pesquisa bibliográfica em artigos, revistas científicas e livros com a intenção de alicerçar o referencial teórico e metodológico. A pesquisa empírica foi abordada pelo PIBID em escolas públicas de Guarabira – PB.
Descrição:
BERNARDES, H. K. B. Uma análise das contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Geografia. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.