UEPB - Repositório Digital

Comparação de abordagens multimídia no aprendizado de exercícios de musculação para alunos iniciantes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Kalleb Dias Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-07-19T13:58:59Z
dc.date.available 2024-07-19T13:58:59Z
dc.date.issued 2024-07-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32393
dc.description MARQUES, Kalleb Dias Rodrigues. Comparação de abordagens multimídia no aprendizado de exercícios de musculação para alunos iniciantes. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes abordagens multimídia (Animação, Imagem e Texto) no desempenho dos alunos iniciantes na execução correta dos exercícios de musculação, no tempo de execução dos exercícios, na facilidade de compreensão das instruções e nas preferências por métodos de aprendizado. Foram selecionados 15 participantes, divididos igualmente em três grupos, cada um utilizando uma das abordagens multimídia para aprender seis exercícios específicos: Supino Reto (Bench Press), Crucifixo (Fly), Rosca Direta Alternada (Alternating Dumbbell Curl), Afundo (Sink), Agachamento Livre com Barra (Squat) e Levantamento Terra (Deadlift). Os dados foram coletados através de avaliações de desempenho, tempos de execução e questionários aplicados aos participantes. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando a linguagem Python, com a aplicação de Análise de Variância (ANOVA), testes post-hoc (Tukey’s HSD) e teste qui-quadrado. Os resultados indicaram que a abordagem com Animação apresentou melhores resultados na execução correta dos exercícios Rosca Direta Alternada e Levantamento Terra (Deadlift) bem como menores tempos de execução para os exercícios Supino Reto (Bench Press) e Agachamento Livre com Barra (Squat). Embora a facilidade de compreensão não tenha mostrado diferenças estatisticamente significativas entre as mídias, a Animação e a Imagem foram preferidas pelos participantes em relação ao Texto para aprender novos exercícios. As conclusões do estudo sugerem que as abordagens multimídia visuais, especialmente Animação, são mais eficazes para ensinar exercícios de musculação a iniciantes, proporcionando melhor desempenho e maior preferência dos alunos. As limitações do estudo incluem o tamanho da amostra e a avaliação subjetiva dos instrutores, que podem influenciar os resultados. Futuras pesquisas podem expandir a investigação para amostras maiores e incluir análises de longo prazo para avaliar a retenção do aprendizado e a progressão dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Musculação pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Instrução Iniciante pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.title Comparação de abordagens multimídia no aprendizado de exercícios de musculação para alunos iniciantes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta