Resumo:
Este estudo investigou e avaliou três aplicativos educacionais destinados à alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 6 e 12 anos. Utilizando uma abordagem comparativa quantitativa e qualitativa, foram analisados os recursos de interface e usabilidade de cada aplicação por meio de um survey em duas fases. O Leeloo foi identificado como o aplicativo com menor desempenho, resultando no desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade baseado em sugestões de especialistas. O protótipo abordou problemas de navegação e elementos deficitários, recebendo feedback positivo dos participantes pela sua facilidade de uso, independentemente do nível de suporte das crianças com TEA. Concluiu-se que aplicativos de alfabetização desempenham um papel crucial no desenvolvimento desses usuários, e este estudo pode servir como modelo para a criação e avaliação de aplicativos similares em diferentes sistemas operacionais, adaptando-se às necessidades específicas do público-alvo.
Descrição:
SOARES, Lucas de Araujo. Análise da usabilidade do redesign de um aplicativo digital para melhorar a comunicação de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.