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Este trabalho investiga o impacto emocional e fisiológico de diferentes estilos de jogos
digitais (Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia) nos jogadores. A pesquisa
demonstrou que cada jogo evoca respostas emocionais distintas. Em Valorant, um jogo
estratégico, não houve diferenças significativas na percepção de estresse pós-jogo, su-
gerindo um ambiente controlado. Em contraste, Rocket League, com partidas rápidas
e intensas, aumentou significativamente o estresse pós-jogo devido à competitividade.
Inside, um jogo narrativo menos intenso, manteve a estabilidade emocional dos jogadores.
Phasmophobia, um jogo de terror, teve o maior impacto no estresse pós-jogo, devido à
imersão no horror. Além das percepções de estresse, o estudo analisou respostas fisio-
lógicas, observando aumentos na frequência cardíaca em todos os jogos e variações na
pressão arterial em Valorant.Por fim, analisamos o compartamento dos jogadores durante
as sessões de Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia, os jogadores exibem
intensa concentração e envolvimento emocional, indicando um estado de fluxo. Esse
envolvimento pode aumentar o estresse, especialmente em contextos competitivos ou de
horror. Gestos corporais como "postura rígida"e "inquietação"refletem a resposta física
ao estresse. Interações diretas, como "aumento da agressividade"e "redução no tempo de
reação", mostram tentativas de controle e superação dos desafios. Comentários verbais
revelam frustração e descrença, enquanto a moderação na agressividade sugere algum
controle emocional. Esses comportamentos são influenciados pela busca de imersão e
desafios equilibrados, conforme a teoria do fluxo, e pela motivação intrínseca de alcançar
metas no jogo. Esses resultados são cruciais para o desenvolvimento de jogos adaptados
emocionalmente e para promover experiências saudáveis e positivas para os jogadores. |
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