Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência com a implantação do Novo Ensino Médio
(NEM), instituído pela Lei Federal n°13.415/2017, na EEEF Dom Santino Coutinho do
município de Pilões/PB. Para isso buscou-se embasamento teórico em textos que abordam o
NEM, e aplicamos um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, respondido
por professores e alunos, para verificar as dificuldades vivenciadas dentro dessa mudança de
modelo educacional. Neste trabalho faremos indagações acerca do NEM; analisando o porquê
do NEM ser um desafio para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), verificando o
despreparo estrutural da escola para atender ao NEM e contribuindo assim para o debate sobre
as recentes reformas no Ensino Médio (EM). Por fim, após a análise das informações obtidas,
percebemos que a proposta inicial, que vem sendo discutida desde o ano de 2017, para a
reorganização do NEM, não deve ser totalmente rejeitada, mas, devemos cobrar por melhorias
na sua execução, promovendo um diálogo entre o Ministério da Educação, profissionais da educação e estudantes, estabelecendo uma relação de concordância entre aquilo que é
proposto e esperado com o que é vivido e realizado nas instituições.
Descrição:
TORRES, Jailânia da Costa. Experiência com o a implantação do novo ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Santino Coutinho, Pilões-PB. 2024. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.