Resumo:
O estágio supervisionado constitui-se em importante ferramenta de conhecimento e de
integração do aluno-estagiário na realidade social, tem a finalidade de fortalecer o contato
direto com a realidade da sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho busca relatar minha
experiência de estágio como graduando do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho,
localizada no município de Guarabira-PB, como também contribuir para a melhoria da prática
de ensino do professor de Geografia.Para elaboração do trabalho foi utilizada a seguinte
metodologia: 1) levantamento bibliográfico, o qual foi embasado nos seguintes autores
como:Andrade (2005);Barbosa (2003);Brabant (1989);Callai (1995,2003,2005);
Castrogiovann (2007); Cury (2013);Feldkercher (2009);Freire (1987); Leal (2005); Libâneo
(1994); os Parâmetros curriculares Nacionais(1998); dentre outros. 2) pesquisa de campo a
qual ocorreu á medida em que ocorria o estágio.Portanto evidenciou-se que a realização do
estágio é de suma importância para formação do professor de Geografia, pois é através dele
que temos uma visão real do cotidiano da escola, cabendo a nós futuros professores ministrar
um ensino de geografia crítico, que possa instigar a curiosidade do aluno. É óbvio que ainda
hoje há nas escolas a presença de um ensino tradicional, seja pela prática pedagógica do
professor ou pela própria condição oferecida pelo sistema educacional.
Descrição:
SILVA, M. K. L. Estágio supervisionado em geografia: uma experiência enriquecedora. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.