Resumo:
Este trabalho examina a cobertura midiática dos veículos G1 e Folha de S. Paulo no que se refere à representação de gênero na política brasileira, utilizando como base o caso de Dilma Rousseff durante três eventos-chave: a eleição de 2010, o golpe de 2016 e sua recente nomeação como presidente do Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD). Através da análise do discurso, o estudo investiga como a mídia representou a imagem política de Dilma Rousseff, como a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil. É um caso emblemático para entender essas dinâmicas e a necessidade de uma abordagem crítica na análise das narrativas midiáticas. A pesquisa revela que a mídia constrói narrativas que frequentemente refletem e perpetuam estereótipos de gênero, ao mesmo tempo que explora as dinâmicas de poder e a política na representação de líderes femininas.
Descrição:
SANTOS, N. P. N. dos. Gênero e poder: a representação de Dilma Rousseff na mídia brasileira. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.