Resumo:
Este trabalho pretende conectar o ensino de Física ao cotidiano dos alunos. Utilizamos os temas transversais contemporâneos e as tecnologias como ponte para incentivar o estudo de Ciências, tendo como via principal, o trânsito. Como hipótese para a pesquisa quali-quanti, enxergamos na educação para o trânsito no ensino fundamental, uma grande oportunidade para começarmos logo cedo, trabalharmos hábitos e atitudes conscientes sobre o direito de ir e vir das pessoas, sabendo que podemos até desrespeitar às leis do trânsito, mas nunca às leis da Física, sem as devidas consequências. Pretendemos também, que sirva de vitrine para apresentar os conceitos físicos que serão revisitados com mais profundidade no ensino médio, induzindo o seu estudo e percepção, não só na sala de aula, mas também fora dela. Como conhecimento prévio, utilizamos um evento promovido pela Escola abordando a educação no trânsito com ludicidade. Em seguida, demos início o projeto de pesquisa onde foram necessárias cinco aulas com duração de 45 minutos. Na última aula, realizamos uma caminhada, destacando as mudanças na pavimentação e na sinalização de trânsito em nossa cidade, com o objetivo de juntamente com as aulas ministradas anteriormente, reforçarem as percepções sobre o projeto, em três pontos: o uso dos temas transversais na escola e na disciplina de ciências; conteúdos de Físicas que estão associados ao trânsito; uso de simuladores virtuais nas aulas e aspectos sociais que os relacionam. Logo depois, aplicamos o questionário investigativo procurando identificar o nível de conhecimento obtido pelos alunos no decorrer das aulas e pelo evento da Escola. Como resultado dessa pesquisa, constatamos que os discentes se mostraram mais participativos e interessados em aprofundar o entendimento sobre essa interação entre física e trânsito por conta da simulação virtual. A arte de educar é um grande desafio na atualidade, buscar situações reais e contextualizadas que conduzam a caminhos de reflexão e permita uma conexão maior com o meio social, poderá ser uma via de superação da crise atual do processo de ensino e aprendizagem, pautado na necessidade do que o aluno realmente precisa aprender.
Descrição:
LUCENA, Alan Roberto de. Física do trânsito : uma via transversal e tecnológica para o Ensino de Ciências. 2024. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.