UEPB - Repositório Digital

A formação do professor de geografia no contexto do estágio supervisionado de regência: uma experiência na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marques Pereira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Ailanny Gonçalves
dc.date.accessioned 2024-08-28T11:09:30Z
dc.date.available 2024-08-28T11:09:30Z
dc.date.issued 2021-08-16
dc.identifier.issn CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32701
dc.description Barbosa, Ailanny Gonçalves. A formação do professor de Geografia no contexto do estágio supervisionado de regência: uma experiência na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marques Pereira. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema geral a formação de professores de Geografia no estágio supervisionado. Desta forma, o objetivo diante da experiência e método desafiador às aulas foram muito dinâmicas e fizemos uso de livros, slides e bastante participativas com todos os alunos, as aulas foram com a frequência de cem porcento de aproveitamento dos mesmos, também tínhamos debates enriquecimento e sempre procurando trazer para nossa realidade. Os alunos tinham compromisso com as atividades realizada pra casa, isso mostra o interesse pela aprendizagem em geografia. Compreender a formação do professor de Geografia no estágio supervisionado de regência a partir da realidade vivenciada na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marquês Pereira, que se localiza no município de Serra Branca-PB. A escola citada foi palco das atividades práticas do Componente Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, que foi ofertado na grade curricular do período acadêmico de 2021.1. Este estágio foi de regência no ensino fundamental (anos finais). A turma em que se desenvolveu a regência foi do sexto ano, composta por 29 discentes. Devido ao cenário de pandemia da Covid-19, o qual estamos vivenciando desde o ano de 2020, o estágio aconteceu de forma remota tendo como realidade o ensino também apitada na escola. Na metodologia, destacamos a realização de pesquisas bibliográficas, documental e colaborativa. Os resultados alcançados pelas atividades de estágio e pesquisa apontam que a formação docente no estágio é um momento muito rico, mas também cheio de desafios, ainda mais diante de um novo modelo de ensino, a exemplo do ensino remoto, que surgiu de forma repentina e surpreendeu a todos. Diante disso, ressaltamos a importância do professor e do licenciando estarem atentos as estratégias que podem ser adotadas no processo de ensino e aprendizagem em Geografia na escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title A formação do professor de geografia no contexto do estágio supervisionado de regência: uma experiência na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marques Pereira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta