Resumo:
Apesar da fragilidade da infraestrutura o modal rodoviário é o mais ulilizado no Brasil e o que mais cresce no país por ter um alcance maior dentro do território nacional. Fatores como ações repetidas do tráfego, subdimensionamento da estrutura, materiais de baixa qualidade, intempéries e a fata de manutenção reduzem a durabilidade do pavimento asfáltico. Dessa forma, a fim de verificar a condição de trafegabilidade, esse estudo tem o objetivo de avaliou uma parte da via que liga a cidade de Nova Cruz a Passa e Fica, ambas situadas no estado do Rio Grande do Norte, numa extensão de 10 quilômetros divididos em 10 partes de 1 quilômetro. O método utilizado foi uma avaliação subjetiva de acordo com a norma DNIT 009/2003-PRO que trata do Valor de Serventia Atual (VSA), onde 5 avaliadores percorreram o trecho em estudo e atribuíram notas de 0 a 5 analisando o estado de cada trecho. Obtiveram-se resultados, de acordo com o quadro dos níveis de avaliação prescrito na norma, nos trechos 01 e 02 de atribuição péssima, nos trechos 03, 04, 05 e 06 ruins, e nos trechos 07, 09 e 10 regular, sendo o trecho 08 considerado bom. Com as informações que foram apuradas infere-se que a área em estudo carece passar por uma intervenção o quanto antes, pois é uma via importante para a economia da região além do fato da prevenção de acidentes, visto que é significativo que o pavimento traga conforto e segurança para os usuários.
Descrição:
SANTOS, Francisco Leandro dos.Avaliação Funcional do Pavimento de um Trecho da RN 269 entre as Cidades de Nova Cruz e Passa e Fica no Rio Grande do Norte. 2023. 44 f.Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.