dc.description.abstract |
Formar professores qualificados com competência pedagógica para lidar com as demandas de uma sociedade imediatista é desafiante. Neste contexto, a formação inicial é um momento fundamental para a consolidação de profissionais perspicazes, conhecedores da realidade e das inúmeras alternativas metodológicas. Deste modo, com essa pesquisa, buscamos refletir sobre as tessituras que embasam as práticas, singularidades, desafios e possibilidades com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’s e Metodologias Ativas, enfatizando o seu papel na construção de uma formação inicial de professores reflexivos de Geografia na UEPB/CH. Para isso, metodologicamente, utilizamos a pesquisa participante com abordagem qualitativa, partindo de um diálogo entre o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, a qual foi construída a partir de duas perspectivas, em lócus através da realização de uma oficina pedagógica, envolvendo TDIC’s e Metodologias de Ativas como ferramenta de ensino, e por meio da aplicação de questionários semiestruturados, compartilhados pelo Google Forms. Como resultados, destacamos a percepção dos graduandos acerca das Metodologias Ativas e os principais métodos ativos de aprendizagem: sala de aula invertida, estudo de caso, instrução entre pares, aprendizagem baseada em problemas ou projetos e a gamificação. A partir disso, evidenciamos a existência de inúmeras alternativas metodológicas que podem corroborar com o saber-fazer docente e com a construção da Educação Geográfica. Desde ações manuais à práticas inovadoras presentes no digital, através de aplicativos e sites como: Landscap´Ar, True World Maps, Solar System Scope, Mentimeter, Padlet, World Box e outros. Além disso, observamos uma ampla associação entre TDIC’s e Metodologias ativas, as quais embora diversas são destacadas como estratégias que se complementam no ensejo de promover uma aprendizagem significativa centrada na participação e interação do aluno. Reiteramos ainda, que a inserção destas ferramentas desde a formação inicial amplia o repertório docente, favorece o planejamento e fornece experiências de ensino. Por fim, averiguarmos que a maioria dos participantes não se consideram totalmente habilitados para trabalhar com as múltiplas metodologias de ensino que são exigidas na contemporaneidade, sobretudo, devido ao desafio de promover uma transformação pedagógica entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento curricular-escolar. |
pt_BR |